USO EXTERNO
Trabalho de Design Gráfico de 2006. O cliente, joalheiro, desejava montar uma exposição onde as peças de joalharia seriam executadas com medicamentos fora do prazo. As cápsulas e os comprimidos foram cedidos pela Farmácia Cordeiro, sendo este também o lugar para a realização do evento.
Este projeto não tinha Imagem nem Nome.
Aceitei o desafio. Um produto de Luxo feito com desperdícios de farmácia, como no livro "fight club" de Chuck Palahniuk, onde a celutlite desprezada pelas mulheres nos hospitais era usada para o fabrico de sabonetes de Luxo. A gordura das lipoaspirações transformada num produto de desejo. O sabonete embalado passou a ser Luxo.
“Um título legitima um quadro completando-o”
René Magritte
A reflexão sobre o papel da arte, já que literalmente, ninguém usaria uma capsula ou um comprimido como joia. A Saúde é um luxo e esta é antagónica com o consumo de produtos farmacêuticos: as máscaras da doença.
A mensagem "uso externo", surgiu de uma lesão numa costela. Passava os dias a espalhar "Picalm". A bula prescrevia: “modo de aplicação: uso externo". Esta recomendação, presente em muitos produtos farmacêuticos, transforma um produto supostamente para ser ingerido, num ornamento, um universo paralelo onde a ostentação revela o Luxo de não tomar medicamento. A Saúde tinha encontrado a sua Marca.
A Saúde: Limpa, imaculada, asséptica. A composição da imagem hospitalar.